segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Informática na educação: instrucionismo x construcionismo. José Armando Valente


A utilização do computador como um recurso técnico pedagógico para auxiliar o docente no seu processo de ensino- aprendizagem deve respeitar a prática e o planejamento escolar.
É um grande desafio a implementação do computador em tal processo na comunidade escolar, onde estão inclusos a direção escolar, a equipe pedagógica, os docentes, discentes e a família.
A existência de um programa de computador em sala de aula facilita a atividade de depuração do discente, onde o programa descreve as ideias deles em uma linguagem simples, precisa e formal. A facilidade dos comandos e dos termos que são utilizados diariamente no cotidiano escolar minimiza a arbitrariedade das convenções de linguagem.
Citando Papert, 1986, Valente relata que o construcionismo baseia – se na prática e no auxílio da construção do conhecimento utilizando a informática como ferramenta estimulando a curiosidade, criatividade na busca de um novo significado.


Palavras – chaves: Prática pedagógica, Processo ensino-aprendizagem, Cotidiano escolar

Um comentário:

  1. O uso do computador em sala de aula auxilia tanto o docente quanto o discente no processo de ensino aprendizagem.

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